OBRIGADO PELA VISITA!

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sábado, 22 de setembro de 2012

Governo Federal lança campanha de trânsito permanente


O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), José Antonio Vasconcelos, participou nesta sexta-feira (21), em Brasília, da assinatura de ato que cria o Conselho Nacional pela Redução de Acidentes. A próxima etapa é divulgação de uma campanha permanente de conscientização no trânsito para reduzir o número de mortes nas estradas e ruas do país. A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito de 2012, que tem como tema “Não exceda a Velocidade. Preserve a Vida”. O evento contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, do ex-piloto Emerson Fittipaldi, Marcelo Tas do CQC da BAND, cantora Paula Fernandes e da atriz Cissa Guimarães.
As ações de trânsito integram o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes que tem como objetivo mobilizar a sociedade e reunir ações para diminuir os altos índices de acidentes no trânsito. É uma resposta do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou o período de 2011 a 2020, como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito". São 178 países signatários do compromisso. A meta do esforço mundial é reduzir os óbitos em 50% em 10 anos. 
Os dados recentes mostram que cerca de 42 mil pessoas morrem, a cada ano, nas ruas e estradas do país.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Campanha nacional tenta reduzir o número de acidentes com motos


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou nesta quarta-feira, em Brasília, uma atividade voltada para motociclistas. A intenção foi demonstrar a necessidade de manutenção desses veículos para melhorar formação dos condutores.
O motociclista é o destinatário de esforços das autoridades para redução do número de acidentes. É para ele que está direcionado um grupo de ações educativas nesta Semana Nacional do Trânsito, que terá atividades até terça-feira da semana que vem.
Segundo o diretor do Denatran, Julio Arcoverde, em 5 anos o número de motos dobrou, passando de 10 milhões, em 2007, para quase 20 milhões neste ano. O último levantamento do governo mostra que, em 2010, o número de mortos no trânsito chegou a 40.989. Com 13.452 registros, os motociclistas formaram o grupo com maior número de mortos, 32,81% do total.
Julio Arcoverde defende ações conjuntas entre governo e sociedade para fiscalizar e orientar os motociclistas. “Se nos unirmos, poderemos transformar a realidade do País. A segurança no trânsito depende de cada um de nós”, afirma.
Entre as ações realizadas para diminuir os acidentes envolvendo motos, está o treinamento obrigatório para motofrentistas e mototaxistas, determinado pelo regulamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no início de agosto. “Vamos dar início, neste mês, a uma campanha educativa para incentivar a capacitação dos motociclistas”, adianta o diretor do Denatran.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dicas de como ajustar os espelhos retrovisores e dirigir com mais segurança

O retrovisor é um acessório utilizado para ampliar a visibilidade dos motoristas. Normalmente os veículos possuem três espelhos retrovisores: o espelho central, que garante visibilidade traseira durante a condução e os laterais, que tem como função ajudar o condutor a enxergar fora de sua visão periférica.
O ajuste do espelho central deve ser feito somente após a regulagem do banco do motorista e sua imagem deve cobrir a maior parte do vidro traseiro.
Em casos de ofuscamento de visão durante a noite, provocada pelo reflexo dos faróis no espelho central, é possível utilizar a opção de levantamento da alavanca. Desta forma, o retrovisor passará a espelhar uma imagem menos ofuscante e sem prejudicar a visibilidade.
Alguns veículos mais recentes possuem um modelo de retrovisor com sensor sensível a luminosidade, o chamado sensor crepuscular, que realiza de forma automática a alteração do reflexo da imagem, escurecendo-o e sem necessidade de acionamento da alavanca.
Já para os espelhos retrovisores laterais, o ajuste deve ser feito com mais cautela. É aconselhável utilizar a maior parte do espelho para refletir a imagem lateral traseira do veículo ou o mínimo possível da lataria.
Curiosidade
Com a evolução dos retrovisores internos, surgiram os dispositivos de telas LCD, que projetam as imagens geradas por câmeras localizadas na parte traseira do veículo sem que haja necessidade de ajuste de posição.
Já para os retrovisores externos, as montadoras agregaram aos espelhos dispositivos que avisam de forma visual e sonora a presença de veículos (motos e carros) nos chamados “pontos cegos”. Para ampliar, clique na imágem.
Mais informações: www.cesvibrasil.com.br

sábado, 15 de setembro de 2012

Começa dia 18 a Semana Nacional de Trânsito 2012


O tema a ser trabalhado é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”
Dando continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012, que começa dia 18 e vai até 25 de setembro.
Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito, o Contran definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.
Todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito trabalharão focados em ações de conscientização nos estados e municípios brasileiros. Durante a Semana, o Portal do Trânsito disponibilizará a programação nas principais capitais brasileiras.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Brasil enfrenta epidemia de acidentes de trânsito, diz representante do Ministério da Saúde


Levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde sobre internações hospitalares e gastos com tratamento mostram que o Brasil enfrenta “uma epidemia” de acidentes de trânsito, segundo a coordenadora da Área Técnica de Vigilâncias e Acidentes da pasta, Marta Maria Alves da Silva. Em 2011, foram internadas em hospitais da rede pública 153.565 vítimas de acidentes de trânsito, o que gerou um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos.
A agravante é que, do total das internações, praticamente a metade, 48% envolveu motociclistas. “Isso caracteriza uma situação epidêmica, e as causas mais comuns são: direção perigosa e condução das motos por pessoas alcoolizadas”, destacou Marta Alves, ao participar nessa quinta-feira (13) do seminário Políticas para o Trânsito Seguro de Motos, promovido pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
A técnica disse que o governo como um todo e não apenas o Ministério da Saúde tem desenvolvido uma série de ações para reduzir os números de acidentes no trânsito. Os investimentos são destinados principalmente à reestruturação dos centros de saúde e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), além da preparação dos profissionais de saúde.
O problema, segundo Marta Alves, é que apesar dos investimentos feitos as estatísticas demonstram crescimento no número de acidentes e principalmente de óbitos ano a ano. “É preciso inverter essa tendência com investimentos maciços em prevenção, especialmente para conscientizar sobre o perigo do excesso de velocidade e de dirigir alcoolizado”, frisou a técnica. Segundo ela, 30% dos leitos dos prontos-socorros são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, e 25% dos condutores que dão entrada nos hospitais morrem.
Os dados da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet) corroboram os levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde. O presidente da entidade, Dirceu Rodrigues Alves Júnior, ressaltou que a cada dez leitos ocupados nas unidades de terapia intensiva (UTIs), quatro são por acidente de trânsito, especialmente condutores de motos.
“O que acontece, não temos lugar para internar na UTI pessoas vítimas de outras ocorrências, como infarto e doenças crônicas. O que fazemos é transferi-los para enfermarias”, disse o presidente da Abramet. Para ele, o problema só vai ser revertido com a melhoria dos serviços de qualificação dos motoristas, especialmente motociclistas. Dirceu Rodrigues destacou que os cursos oferecidos hoje são “pobres” e, na maioria deles, não têm profissionais capacitados para preparar o cidadão que adquire um veículo de duas ou quatro rodas.
O presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel, defendeu o melhor preparo dos centros de formação de condutores – autoescolas – com prioridade na direção defensiva. Ele ressaltou que existem recursos específicos para o Estado desenvolver programas de educação no trânsito. “Infelizmente o que vemos todos os anos são esses recursos contingenciados pelo governo e, na realidade, não chegam às escolas.”

STJ autoriza penhora de bens de motorista que matou no trânsito


3ª Turma do STJ autorizou penhora para garantir pensão à família de vítima. Responsável pela morte de motociclista teve 50% do imóvel penhorado
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a penhora dos bens de motorista que se envolveu em acidente de trânsito que resultou na morte de um motociclista. A penhora visa garantir o pagamento de pensão alimentícia para a mãe da vítima.
A decisão foi tomada no dia 4 de setembro e publicada no “Diário de Justiça” desta quinta-feira (13). Já havia precedente no STJ que permitia a penhora de único bem de família para pagamento de pensão, mas a decisão anterior não abordava caso de acidente de trânsito.
Em decisão unânime, os cinco ministros da turma determinaram penhora de 50% do imóvel da família do motorista. Em sua argumentação, o ministro Massami Uyeda afirmou que o pagamento de pensão “como hipótese de exceção à impenhorabilidade do bem de família”. Para o magistrado, não importa se a pensão é decorrente de vínculo familiar ou de obrigação de reparar danos.
O pedido de penhora foi feito pela mãe do motociclista. A Justiça de Caxias do Sul (RS) condenou o motorista ao pagamento de R$ 2,17 mil referente ao conserto da motocicleta e pagamento de pensão mensal de aproximadamente R$ 110 até o dia em que a vítima completaria 70 anos.
A pedido da mãe do motociclista morto, a Justiça de Caxias concedeu a penhora, que foi derrubada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Em recurso ao STJ, a mãe da vítima alegou que o filho ajudava nas despesas e que, em razão de a natureza da pensão ser alimentícia, para sobrevivência, a legislação brasileira não impede a penhora.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sindicalista quer proibir venda de motos para quem não tiver CNH e diminuir acidentes



O presidente do Sinprome/MS (Sindicato Profissional dos Trabalhadores Condutores em Motocicletas, Entregadores e Autônomos Individuais Sobre Duas e/ou Três Rodas Motorizados ou Não) – Luis Carlos Escobar avalia que apenas uma lei específica de restrição à venda de motocicletas poderia ajudar, em curto prazo, na redução de acidentes.
“Iremos propor à Câmara Municipal a criação de uma lei que proíba a venda de motos às pessoas inabilitadas.”, explica o Luis Carlos. Para ele, caso os bancos também exigissem a habilitação para a liberação de financiamentos, estes números seriam ainda menores.
Sobre os altos índices de acidentes, Luis Carlos avalia que os números são baixos entre os profissionais da categoria (motoentregadores e mototaxistas). “A maioria dos acidentes são entre os não-profissionais, que muitas vezes se quer possuem carteira”.
Para a advogada Ana Medeiros, presidente da Comissão Especial de Trânsito da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), é necessário atacar este problema em várias frentes, sendo a educação como base e, em seguida, a fiscalização, penalização e engenharia de trânsito.
Para ela são três os maiores fatores de risco no trânsito: velocidade, álcool e motocicleta. Com relação aos números de mortes no trânsito em 2012, Ana aponta que “agosto com certeza irá superar janeiro no número de mortes”.
A presidente da comissao avalia ainda que a legislação é branda e que o um projeto para mudança sobre penalização seria a forma mais prática de redução no número de acidentes.
Semana de Trânsito
Atualmente cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito–2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. A Semana Nacional de Trânsito será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.
Durante os dias 18 a 30 de setembro acontece o ciclo de palestras online pelo site www.planetaead.com.br, uma parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp. Entre os assuntos estão: a Violência no Trânsito: Causas e medidas de redução; a Municipalização do Trânsito: procedimentos e benefícios e o processo de formação do condutor e o papel do CFC.

Entra em vigor nesta terça a Lei do Descanso para motoristas profissionais

Entram em vigor nesta segunda-feira (11) as resoluções 405 e 406 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamentam a jornada de trabalho do motorista profissional que faz transporte escolar e de passageiros em veículos com mais de dez lugares, bem como no transporte de carga com peso bruto superior a 4.536 quilos.
A regulamentação da Lei 12.619, também conhecida como Lei do Descanso, publicada no Diário Oficial da União de 14 de junho, estabelece que os motoristas têm que descansar 30 minutos a cada quatro horas trabalhadas, além do direito a intervalo mínimo de 11 horas ininterruptas por dia. Quem descumprir essas exigências poderá ser multado em R$ 127,69 mais a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
O controle do tempo de direção e descanso será aferido por tacógrafo, registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo do veículo. O equipamento, obrigatório para veículos de transporte escolar, de passageiro e de carga, deve ser certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A fiscalização pode ser feita também em registro manual da jornada, por meio de diário de bordo ou ficha de trabalho, e o descumprimento da norma será considerado infração grave, sujeita a multa e retenção do veículo. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a regulamentação é um avanço para a categoria e vai diminuir o número de acidentes provocados por cansaço dos motoristas com sobrecarga de trabalho.
A partir de agora, o tempo máximo de direção diária será de dez horas, e a legislação obriga a empresa contratante a remunerar o motorista acompanhante, mesmo que não esteja dirigindo, além de custear o tempo parado em fiscalizações e terminais de carga e descarga. Cálculos preliminares dos sindicato de transportadores apontam para aumento médio de 30% nos preços dos fretes, pois além do aumento de custos, alegam que um caminhão hoje roda em média 10 mil quilômetros (km) por mês, e essa média deve cair para algo em torno de 7 mil km.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Governo federal quer tolerância zero no trânsito ainda neste mês

Essa seria uma resposta do governo às mortes no trânsito. Nessa área, entre 1996 e 2010, morreram 518,5 mil pessoas no Brasil. O número mais alto da série foi em 2010, com 40.989 vítimas.
Brasília-Para apressar a punição aos motoristas embriagados que evitam o bafômetro, o governo federal pretende aprovar ainda neste mês o projeto de lei que permite à Justiça punir o condutor alcoolizado, mesmo que não seja comprovada a quantidade de álcool que ele tem no sangue, informação que só é possível ser obtida pelo teste do bafômetro ou por exame de sangue.
A rápida tramitação da lei, que já foi aprovada na Câmara e aguarda votação do Senado, seria um atalho para a definição das regras sobre a elaboração de provas para a lei seca. O texto deve ser aprovado na semana do dia 14, quando senadores farão um esforço concentrado.Quando os parlamentares reúnem as votações importantes em uma única semana; na de agosto, foram aprovadas 83 propostas.
O caminho mais longo seria esperar a aprovação da reforma do Código Penal. Neste caso, na melhor das hipóteses, a aprovação só deve ocorrer no fim do ano. Na pior, a tramitação poderá demorar meses – mantendo a lei seca e outras propostas de alteração penal anexadas.
Essa seria uma resposta do governo às mortes no trânsito. Nessa área, entre 1996 e 2010, morreram 518,5 mil pessoas no Brasil. O número mais alto da série foi em 2010, com 40.989 vítimas.
“A intenção é aprovar a mudança em separado. Um número cada vez maior de pessoas se recusa a fazer o teste do bafômetro, o que tem dificultado a punição criminal. Com essa reforma, a pena e outras discussões a respeito ficariam para a reforma do Código”, diz o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SINDATRAN lancha campanha “CORRENTE DO BEM” em prol do PRONASCI

Como é sabido por todos, o PRONASCI só irá ser aprovado na Comissão de Finanças e Tributação se entregarmos os dados solicitado pelo relator do projeto. Ele quer que a categoria cataloguem a quantidade de agentes e o valor do salário, das cidades com o trânsito municipalizado. Segundo o Denatran existem hoje 1.221 cidades municipalizadas. E nós precisamos pegar os dados de todas. Bem, eu Vagnelson comecei, fazendo minha parte, assim, até agora, SOZINHO já consegui 100 municípios. Com a ajuda de alguns amigos consegui mais 100. Ou seja, já temos 200 municípios catalogados. Isso quer dizer que ainda faltam mais de 1.000 (mil).
SE NOS UNIRMOS conseguiremos mais esta vitória para nossa categoria.
Cada Agente de Trânsito dando sua contribuição podemos conseguir sem grandes dificuldades e mais rápido do que pensamos.
ENTÃO A CORRENTE DO BEM PARA APROVAÇÃO DO PRONASCI FUNCIONA ASSIM:
Precisamos de 100 pessoas. Para cada pessoa que se disponibilizar em ajudar, será relação de 10 cidades municipalizadas. Cabe a essa pessoa ligar para essas cidades e pegar as informações:
Quantidade de agente de trânsito
Salário, média com as vantagens.
Ou seja, no máximo 5 minutos para cada cidade.
Depois deve enviar para o email estaticagente@gmail.com ou postar na comunidade destinada a este fim => EstaticAgente
Precisamos muito do seu apoio.
Se quiser ajudar em mais esta luta, responda por email (estaticagente@gmail.com) colocando seu nome, cidade/estado e receberá a lista com as 10 cidades.
Importante: peço que ajude e repasse este aviso para seus contatos, e conversa com seus colegas para cada um pegar 10 cidades e assim por diante.
Vale lembrar que:
I-Qualquer conquista, ainda que não lhe beneficie diretamente, beneficia e fortalece a sua categoria;
II-Todo beneficio conquistado fortalece o reconhecimento à categoria dos agentes;
III-Existe a cogitação do teto do pronasci subir para R$ 3.200,00, você pode ser beneficiado também.
Grato e em nome de todos!
Vagnelson Ribeiro (Diretor do SINDATRAN-BA).
MSN e e-mail: vagnelso@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/vagnelson

sábado, 1 de setembro de 2012


A todos agentes de trânsito, colabore com a categoria ajude enviando os dados do seu município e cidades vizinhas.
Precisamos saber a remuneração média e a quantidade de agentes de trânsito em cada município do País. (guarda de trânsito não conta) ÚNICA FORMA DO PL 7410/10 PRONASCI AVANÇAR NA COMISSÃO DE FINANÇAS...
Estados já concluídos:
1º BAHIA
2º SERGIPE
3º ALAGOAS
4º PERNAMBUCO
5º TOCANTINS
6º PARAÍBA
7º ACRE
RORAIMA 
9º RONDÔNIA
10º A espera do seu apoio e colaboração
FALTAM 17 ESTADOS, MAIS O DISTRITO FEDERAL PARA FINALIZAÇÃO DO TRABALHO.
Obs. Se você já enviou os dados do seu município, por favor, procure agora saber de outras cidades e envie para estaticagente@gmail.com
 Grato!
Vagnelson Ribeiro
Diretor do SINDATRAN-BA (Sindicato Estadual dos agentes de trânsito/transporte da Bahia).
PRONASCI (Programa Nacional de Segurança pública com Cidadania) são mais de 60 cursos nas áreas de Segurança pública inclusive Trânsito, que poderão ser feito a distância via EAD, e os servidores ganharão uma bolsa formação de 443,00 reis por mês do Ministério da Justiça.
PROJETO DE LEI PL 7.410/2010 Incluirá todos agentes de trânsito do Brasil nesse Programa do Governo Federal, que atualmente somente guardas e policias são contemplados. o PL tramita na comissão de finanças, a espera do parecer do relator, mais para tal é necessário o levantamento de dados dos agentes de trânsito no país, e encaminhar essas informações ao relator para  assim ele manifestar seu voto (parecer).

Detran capacita agentes de trânsito em Parnaíba

Trinta e cinco policiais do Batalhão de Trânsito de Parnaíba (PI) serão capacitados para atuarem como agentes de trânsito. O curso é uma realização da Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), em parceria com o Sest-Senat. A abertura do curso será na segunda-feira (3), na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, situada na Av. Dep. Pinheiro Machado, 2300, bairro Rodoviária,a partir das 8h.
O curso terá duração de 98 horas/aula e vai contemplar assuntos como engenharia, legislação, sistema e política nacional de trânsito no Brasil, além de fiscalização, primeiros-socorros e direção defensiva. Um segundo módulo, que vai mostrar a abordagem do agente no local do acidente, será iniciado em outubro, com carga horária de 45 horas/aula.
De acordo com o diretor geral do Detran-PI, Jose Antonio Vasconcelos, este é o primeiro curso a ser realizado no Estado, mas a intenção é que outros municípios também sejam beneficiados. “Com a municipalização do trânsito, os agentes municipais devem estar cada vez mais capacitados para atuarem de forma educativa e punitiva para assim educarmos cada vez mais os motoristas e evitarmos acidentes”, analisa.