OBRIGADO PELA VISITA!

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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Carros do futuro trazem inovações para motoristas


Temos uma notícia boa e uma má para você. A parte ruim é que o trânsito nas grandes cidades não vai melhorar nos próximos anos, pelo contrário: a situação deve ficar cada vez mais complicada. Mas a notícia boa é que você poderá aproveitar melhor o seu tempo dentro do carro.
Ao menos essa é a proposta da Bentley ao apresentar o carro conceitual de luxo Bentley Mulsanne Executive. O modelo foi construído tendo como objetivo proporcionar o máximo de conforto possível a quem está preso no trânsito, mas nem por isso pretende deixar de trabalhar.
Compatível com Wi-Fi mobile, o Mulsanne Executive traz dois iPads nos bancos traseiros, acoplados a docks com teclado. Além disso, cada passageiro da parte de trás pode conferir a programação de TV por meio de duas pequenas telas acopladas aos bancos dianteiros, além de uma tela central de 15,6 polegadas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo US Census Bureau, um cidadão norte-americano gasta em média 50 minutos por dia a caminho do trabalho, tempo que poderia ser melhor aproveitado tanto para o lazer quanto para adiantar possíveis pendências no escritório.
Fonte: TecMundo

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Não perca tempo e não fique parado no trânsito



Neste final de ano, uma das melhores alternativas para driblar o trânsito é usar o aplicativo gratuito waze, que mostra os melhores caminhos para evitar congestionamentos além de avisar os amigos e parentes sobre o tempo que você vai levar para chegar ao local combinado.
O Waze, o GPS  social de trânsito – usado por mais de 28 milhões de motoristas no mundo e mais de 1 milhão de usuários no Brasil lançou recentemente uma nova função que permite saber exatamente a que horas seus convidados chegarão ao local combinado para o encontro mesmo que eles não tenham baixado o waze ou usem celulares que não tenham iO6 ou Android.
Ao clicar na função “Reunir-se” é possível optar por partilhar sua localização no trânsito, permitir que os amigos vejam sua aproximação e saibam quando de fato você chegará ao local combinado ou até combinar caronas e pegar as pessoas no meio do caminho sem que elas precisem ficar esperando por muito tempo já que saberão e verão sua posição no mapa.
OBS: Se prefrir você tambem pode acessar o link Rota das Cidades, no lado direto deste blog, logo mais abaixo e obter informações como: trajeto em mapa e tambem descrito, distância, tempo e outros serviços relacionados ao destino escolhido. Acesse agora e boa viagem!

De cada 10 acidentes de trânsito, 7 envolvem motociclistas


De cada dez acidentes de trânsito ocorridos no país em 2012, sete envolvem motociclistas. Segundo o Denatran, a frota de motos em todo o Brasil cresceu quase 400% nos últimos 10 anos, duas vezes mais do que a de veículos. Para o órgão, o maior número de motocicletas nas ruas das cidades brasileiras eleva a quantidade de acidentes envolvendo seus condutores. Em 2011, 48% das internações em hospitais públicos foram de motociclistas, de um total de 153 mil, aponta o Ministério da Saúde.
Nos primeiros noves meses de 2012 (janeiro a setembro), foram pagas 355.647 indenizações do Seguro DPVAT em todo território nacional. Um crescimento de 39% se comparado ao mesmo período de 2011. Na divisão por tipo de veículos, 69% foram indenizações para acidentados com motos, 25% com carros de passeio, 4% caminhão e 2% ônibus e microônibus. A indenização pode ser solicitada por qualquer pessoa ou familiar em casos de morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas ou hospitalares devido a acidentes de trânsito.
Homens entre as maiores vítimas
A maioria das vítimas é formada por homens, com idades entre 18 e 34 anos, ou seja, em idade economicamente ativa, segundo dados da Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro DPVAT no Brasil. Existe, nesse caso, o fator preponderante da profissão (motoboys), que é mais do sexo masculino.
Os motivos para os acidentes com motos no trânsito são variados, mas o principal problema aponta para a imprudência. No Brasil inteiro, são 17 milhões de motocicletas nas ruas, mas apenas 1,4 milhões de pessoas estão habilitadas a conduzi-las.
Leis de trânsito
A legislação de trânsito é clara quando obriga todos os motociclistas a usarem o capacete. O equipamento é de extrema importância para evitar lesões e fraturas na cabeça, tendo em vista que os condutores de motocicleta, pela falta de proteção desse tipo de veículo, estão muito mais expostos do que os motoristas dos carros. O código não fala da obrigatoriedade de jaquetas, luvas e joelheiras, o que fica como uma dica para se proteger.
"É importante evitar excesso de velocidade, respeitar as leis de trânsito, dar manutenção à moto e não responder às provocações, fechadas e insultos. O trânsito precisa ser mais humanizado", finaliza o major Genésio Luide, do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-Ba).
Fonte: A Tarde


Autoescolas terão maior carga horária em 2013


Para melhorar a formação dos condutores e diminuir o número de acidentes, o Conselho Nacional de Trânsito determinou que as autoescolas usem simuladores de direção para treinar os motoristas antes da prática nas ruas. A medida entra em vigor só em julho de 2013, mas já provoca grandes expectativas.
O novo equipamento vai exigir cinco aulas a mais. "É uma resolução que vem aumentando a parte teórica e técnica, somente para a categoria B. Onde hoje é de 45 horas/aulas passará a ser 50 horas/aula. Cinco horas a mais de simulador", explica Marcelo Atanásio, do Sindicato das Autoescolas.
As que não se adequarem no tempo certo, perdem o direito de formar novos condutores. A fiscalização cabe ao Departamento de (Detran). 
A estudante Gabriela Rosário pretende tirar a carteira de habilitação no ano que vem e já sabe que vai precisar de muita paciência na hora de encarar o trânsito. “Hoje em dia, a gente vê que o trânsito está cada vez mais caótico, cada vez mais as pessoas estão na correria, no sufoco e cada vez mais infringindo as regras de trânsito e sem a menor educação, sem o menor respeito, sem a menor consciência do que está fazendo”, afirma a estudante.
Fonte: G1


terça-feira, 27 de novembro de 2012

EUA tem mais mulheres habilitadas do que homens


Um estudo realizado pela Universidade de Michigan mostra que, pela primeira vez na história dos EUA, as mulheres superaram os homens em número de carteiras de motorista. A pesquisa levou em consideração a tendência na expedição de habilitações entre 1995 e 2010, e revelou que o número de homens com idades entre 25 e 29 anos com habilitações caiu 10%, enquanto o universo de mulheres na mesma faixa etária aptas a guiar um automóvel caiu apenas 4,7%.
Ainda de acordo com o estudo, 105.700 mil mulheres poderiam conduzir legalmente em 2010, enquanto apenas 104.300 mil homens tinham habilitação no mesmo período. Analistas da universidade acreditam que se a tendência de mais mulheres ao volante for mantida, haverá um grande impacto na indústria automotiva, como a reformulação do design dos carros, a redução do número de fatalidades no trânsito e até a diminuição no consumo de combustível, isso porque as mulheres, de acordo com a pesquisa, são mais propensas a comprar automóveis menores, além de mais seguros e econômicos.
Fonte: Auto Esporte

A cada 12 minutos um brasileiro morre vítima do trânsito


Os números são assustadores e não param de subir
Segundo dados da Seguradora Líder, que administra o DPVAT, em um ano, as mortes no trânsito subiram 8%. O Ministério da Saúde registrou mais de 42.000 vítimas fatais do trânsito em 2010 (última atualização disponível), mas os números da seguradora apontam 58.000 mortes. “É claro que deve ser levado em consideração que o número de indenizações do ano não reflete exatamente o número de mortes, pois o DPVAT pode ser solicitado até três anos depois do acidente”, explica Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.
Levantamento realizado pelo Instituto Avante Brasil, divulgado recentemente, aponta que morreram cerca de 127 pessoas por dia no trânsito apenas em 2012. Isto equivale a uma morte a cada 11 minutos e 21 segundos. Com estes números, o Brasil já passou para a quarta colocação no ranking mundial de acidentes de trânsito. "Estes dados não registram apenas números, cada pessoa que morreu, tinha um rosto, uma história, uma família. O brasileiro precisa mudar o seu comportamento diante do trânsito, se não estas tragédias continuarão aumentando", diz Sizilo.
As principais causas dos acidentes registrados no país são excesso de álcool ou drogas, distrações provocadas por celulares e sono e cansaço ao volante.
Para médico Dirceu Rodrigues Alves Júnior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o brasileiro precisa mudar a forma de dirigir. “Para dirigir o condutor precisa ter três funções importantes funcionando perfeitamente: a cognitiva, que traz atenção e concentração, a função motora, de respostas imediatas e a última é a função perceptiva que traduz o tato, a audição e as sensações do motorista. Se o motorista estiver embriagado, distraído ou com sono, estas funções estarão deprimidas”, alerta.

‘Tolerância zero’ para consumo de álcool por motoristas será votada


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A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode votar nesta quarta-feira (28) alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para tornar crime conduzir veículo sob influência de qualquer concentração de álcool ou droga.
A pena mínima passaria a ser detenção de 6 meses a 3 anos, ampliada para 1 a 4 anos de cadeia se resultar em lesão corporal; 3 a 8 anos, se a lesão corporal for grave; e 4 a 12 anos, se resultar em morte. A tolerância zero para consumo de álcool por motoristas consta de substitutivo do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2012, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ).
Se aprovado pela CCJ, o texto seguirá para Plenário, antes de ser submetido a nova votação pela Câmara. Ferraço concordou com várias alterações no CTB propostas no projeto original. Ele manteve, por exemplo, a possibilidade de verificação da concentração de álcool pelo uso do “bafômetro”, e também por outros meios, como prova testemunhal, por imagens, perícias e exames clínicos. Também manteve o aumento da multa para quem dirigir embriagado, aplicada em dobro em caso de reincidência.
O relator, no entanto, foi além e propôs abolir o nível mínimo de concentração de álcool no sangue permitido para condutores de veículos, previsto na lei em vigor. Para ele, o código deve estabelecer tolerância zero, refletindo “posição social e política mais firme e condenatória da prática da direção sob o efeito de álcool”. A tolerância zero facilitaria, ainda, a prova do estado de embriaguez, hoje dificultada pela definição de um índice específico – 6 decigramas de álcool por litro de sangue.
Conforme informou, a medida constava de projeto de sua autoria aprovado pelo Senado em 2011, mas arquivado na Câmara. Para o parlamentar, dados sobre acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados justificam a reapresentação das regras. Ele cita, por exemplo, a redução da capacidade de percepção do motorista alcoolizado quanto à velocidade e a obstáculos, a demora de reação, comprometendo a capacidade de frear o veículo diante de um pedestre atravessando a rua, por exemplo, além do comprometimento da visão periférica. “Todos esses efeitos diminuidores da capacidade para dirigir é que levam ao quadro assombroso que temos em nosso trânsito hoje”, disse, ao informar que 43,95% dos mortos em razão de acidentes de trânsito no ano de 2005 na cidade de São Paulo tiveram a alcoolemia atestada em autópsia.
Com informações da Agência Senado

O que não fazer em caso de acidente de trânsito


Muitas pessoas não sabem como proceder ao se deparar com tal situação

Você está trafegando tranquilamente por uma via de sua cidade e de repente bate em outro veículo. Esta é uma situação muito difícil, mas mais comum do que se imagina. Qualquer pessoa está sujeita a passar por isso, o mais importante nestes casos é manter a calma. “Nem sempre é possível, mas agir com tranquilidade ajuda a pessoa a ter controle sobre a situação e não se prejudicar ainda mais”, explica Elaine Sizilo, consultora do Portal e especialista em trânsito.
Se o condutor se envolve em um acidente existem algumas medidas que devem ser tomadas. O primeiro é descer do veículo e verificar se há ou não vítimas. Se a resposta for negativa e houver apenas danos materiais, os envolvidos devem retirar os veículos da via para que o trânsito não seja interrompido. “O artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que para assegurar a fluidez e segurança do trânsito, o veículo deve ser removido, sob pena de incidir numa infração de natureza média”, alerta Sizilo.
Depois de retirados os veículos, os condutores envolvidos devem conversar. “Se todos utilizarem o bom senso, é possível entrar num acordo no local da ocorrência”, diz a especialista. Ela sugere ainda que sejam anotadas todas as informações do acidente e dos envolvidos, além de possíveis testemunhas. O acidente deve ser registrado junto à Polícia Militar, seja em uma unidade da PM ou pela internet (em muitas cidades já é possível registrar o BO via computador).
Acidente com vítimas
Se após o acidente, for verificado que há vítimas, o caso torna-se mais complicado. O primeiro passo é chamar por socorro especializado. Tanto o Código de Trânsito Brasileiro como o Código Penal deixam claro que a omissão de socorro é crime. Isolar a área, proteger a vítima, não fugir do local e acionar o resgate já caracteriza a prestação de socorro. “Deve-se preservar o local e somente remover o veículo se o agente da autoridade de trânsito ou policial assim o determinar, sob pena de incidir numa infração de natureza gravíssima multiplicada por cinco e suspensão do direito de dirigir”, diz a especialista Elaine Sizilo.
Criminalmente pode haver consequências. Quando há vítima, há previsão do crime de inovar-se o local do acidente antes do procedimento policial, a fim de induzir o agente a erro, este crime de trânsito é passível de detenção de seis meses a um ano ou multa. Há, também, o crime de afastar-se do local do acidente para fugir da responsabilidade civil ou penal, e que nesse caso independeria de haver ou não vítima.
“Fica claro que um acidente pode gerar consequências tanto para quem é a vítima, como para quem é o causador do sinistro. Mais importante do que saber todas estas regras, é colocar em prática os preceitos de direção defensiva para tentar evitar ou pelo menos amenizar a gravidade do acidente”, conclui Sizilo.

Fonte: (Mariana Czerwonka) Portal do Trânsito

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Queda no preço de carros usados faz IPVA ter baixa de mais de 8%


A queda no preço dos carros usados tem um efeito positivo: o preço do IPVA vai ficar bem mais baixo. É uma boa notícia para quem tem muitas contas para pagar no início do ano por causa das compras de fim de ano e muitos impostos. A queda é de mais ou menos 8,5%.
Segundo o analista de mercado Joel Leite, o preço dos veículos caiu desde a crise de 2008. “Agora, neste ano, com a redução do IPI para carro zero, o carro usado também caiu. A tendência é manter isso, porque chegamos em um patamar de preços mais baixos que proporciona um maior acesso do consumidor ao carro usado”, explica.
O analista afirma que o percentual foi definido com base no preço do carro no mês de outubro. “Essa queda vem de outubro de 2011 para outubro de 2012. Para pagar o IPVA, você vai pagar um preço do carro em outubro, a partir de janeiro”, explica.
Para quem tem o dinheiro na mão, o especialista diz que vale a pena aproveitar o desconto de 3% e pagar o IPVA à vista. “Normalmente é muito melhor pagar em três prestações, porque você vai ganhar aquele dinheiro ainda”, ressalta.
Sobre o desconto no IPI, que acaba em dezembro, o analista diz que não afeta a projeção para janeiro. “O carro novo vai subir, mas não quer dizer que o usado vai também. A tendência é manter a baixa que ele conquistou esse ano e, no ano que vem, continuar baixo. Nós esperamos que sim”, diz.

sábado, 24 de novembro de 2012

Diretor do SINDATRAN-BA viaja para Reunir com os agentes de trânsito de outros municípios



O Diretor do SINDATRAN-BA (Sindicato dos Agentes de trânsito da Bahia) Vagnelson Ribeiro reuniu-se com os agentes de trânsito de Caetité, Brumado e Guanambi na primeira semana de novembro de 2012 no intuito de buscar apoio em prol das lutas nacionais e mobilizações regionais, e como não era para ser diferente, a categoria se dispôs em ajudar para que possa ter um representante constante em Brasília, junto aos parlamentares no congresso nacional lutando pelo: PRONASCI, PEC, PORTE DE ARMA E O PLC 102/08 DIA NACIONAL DO AGENTE DE TRÂNSITO e demais projetos correlatos, infelizmente a maioria dos estados não buscaram ainda essa união para que, pelo menos cada estado tenha uma pessoa a frente da luta nacional, mais não é por isso que Caetité, Brumado e Guanambi juntamente com os demais municípios da Bahia irão deixar de fazer a sua parte.

Agentes de trânsito se mobilizam em Brasília para garantir emenda constitucional



Sindicalistas e voluntários da categoria de Agentes de Trânsito dos Estados da Paraíba, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Alagoas e do Distrito Federal se organizaram em comitiva durante os dias 20, 21 e 22 de novembro no Congresso Nacional. A mobilização foi para pressionar os deputados para a criação de Comissão Especial que analisará proposta de emenda constitucional incluindo a categoria no artigo 144 da constituição federal e projeto que tramita no Senado.
A mobilização foi de iniciativa do Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba (SINATRAN-PB), juntamente com o Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (SINDATRAN-BA), representados por Antônio Coelho e Vagnelson Ribeiro, respectivamente.
Motivados pelas categorias de seus Estados e Municípios, os Agentes de Trânsito solicitaram às lideranças das bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados para realizarem as indicações dos membros à Comissão da PEC 55/2011, de autoria do deputado Hugo Motta PMDB/PB. Se aprovada, a norma reconhecerá constitucionalmente a carreira de Agentes de Trânsito e determinará criação em lei de piso nacional para remuneração do cargo, dentre outras providências.
Em Brasília a equipe foi recebida por vários líderes de partidos e chefes de gabinetes. Já nos dois primeiros dias de mobilização confirmou-se no sistema da Câmara setes indicações para compor a Comissão Especial. Os parlamentares paraibanos peemedebistas Benjamin Maranhão e Nilda Gondim já foram indicados pela legenda. Outros parlamentares estão solicitando suas indicações, como o deputado: João Campos (PSDB/GO), Francisco Araújo (PSD/RR), Enio Bacci (PDT/RS), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Delegado Protógenes (PC do B/SP), Mendonça Prado (DEM/SE), Roberto Policarpo (PT/DF), Erika Kokay (PT/DF), Onofre Santo Agostini (PSD/SC), Efraim Filho (DEM/PB), Luiz Couto (PT/PB). O autor da PEC, deputado Hugo Motta, foi o primeiro a requerer sua nomeação na comissão.
Para Coelho, presidente do SINATRAN -PB, esse foi um avanço importante para todos os Agentes de Trânsito do Brasil: “Se obtivermos êxito na aprovação da PEC a categoria começará a ser reconhecida nacionalmente, e isso é fundamental para nossos pleitos iminentes e futuros. Houve avanço, mas ainda há muito a ser feito.” Fonte: PATOSONLINE.COM

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Preço do combustível pode aumentar até 15% em 2013




Correndo o risco de interromper investimentos e obras, executivos da Petrobras já falam da necessidade de dois aumentos para a gasolina e o diesel no ano que vem, segundo assessores da presidente Dilma Rousseff. 
Nos planos da estatal, a dúvida seria se o aumento viria em fevereiro e de uma vez só, de cerca de 12% a 15%, ou seria seria dividido em dois, um em fevereiro e outro em agosto, de 5% a 6%. 
A possibilidade de haver um aumento no ano que vem e outro em 2014 é descartada por conta das eleições.  
O mais recente aumento da gasolina aconteceu em junho, de 7,83%. O preço do diesel sofreu ajuste de 3,94%. O reajuste da gasolina não foi repassado ao consumidor. 
Os preços dos combustíveis estão defasados em cerca de 25% em relação ao mercado internacional, segundo analistas, o que, aliado à queda de produção da companhia, compromete os elevados investimentos.
Nos bastidores, fala-se até na hipótese de a empresa ser rebaixada pelas agências de classificação de risco caso o aumento não se concretize. 
Com previsão de investir US$ 236,5 bilhões até 2016, além de deter 30% de todos os blocos do pré-sal que serão licitados no ano que vem, a companhia terá que se endividar muito para dar conta de tantos compromissos. 
Para evitar eventual queda pelas agência de "rating", a estatal terá que cortar investimentos em projetos que não começaram ou que estão no início, como as refinarias do Nordeste, o que contraria os planos do governo. Um corte na nota pode elevar os custos de captar dinheiro. 
A presidente Graça Foster colocou, em junho, 147 projetos em avaliação, no valor de US$ 27,8 bilhões, sendo metade da área de refino. 
PERIGO 
Um dado concreto preocupa a cúpula da Petrobras: a relação entre endividamento líquido da estatal sobre o Ebtida (indicador que mede a capacidade de geração de caixa) está perto do quociente 2,5 --patamar considerado confortável, mas limite. Se essa razão chegar a 3, a luz de perigo começará a piscar. 
Neste ano, a companhia captou US$ 18 bilhões e continua abaixo da meta máxima de alavancagem (relação entre rentabilidade e endividamento), de 35%.
Segundo o balanço do terceiro trimestre, a alavancagem em setembro era de 29%. 
Segundo executivos ouvidos pela Folha, na hipótese do reajuste zero, a companhia não chegaria a perder seu "grau de investimento global", pois nenhum investidor duvidaria da capacidade de uma instituição desse porte deixar de honrar seus compromissos. 

Alterações no Código de Trânsito são questionadas pela AND


Em 2013 o Código de Trânsito Brasileiro completa 15 anos de vigência. Apesar de ser considerado exemplo para muitos países, o Código de Trânsito Brasileiro poderá ter boa parte de seus 341 artigos alterados profundamente.
Pelo menos 120 proposituras, entre projetos de lei e de emenda constitucional, tramitam na Câmara e no Senado propondo mudanças na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código.
Este grande número de propostas de alteração do CTB preocupa a Associação Nacional de Detrans (AND). Para o presidente da entidade, Teodoro Lopes, muitas alterações são necessárias, mas outras podem desfigurar o sentido do Código, que é de possibilitar o cidadão ao exercício do direito ao trânsito em condições seguras. “O trânsito garante o direito constitucional de ir e vir das pessoas. E nós, como agentes públicos responsáveis pelo trânsito, devemos atentar para as alterações que estão sendo pretendidas no Código”, disse Teodoro Lopes.
Somente no Senado são 25 projetos de lei tramitando. Na Câmara dos Deputados são outros 98. Boa parte desses projetos foram anexados uns aos outros, por tratarem de temas idênticos.
Os temas se referem desde alterações nos procedimentos em relação ao transporte coletivo, de cargas e específico de pessoas doentes ou acidentadas, passando pelo o uso de motocicletas, até crime de lesão corporal grave em acidente de trânsito, proibição do ato de fumar ao dirigir, transporte de bebidas alcoólicas e a exigência de assinatura do motorista no auto de infração quando a infração for cometida dentro do perímetro urbano.
Há projetos curiosos, como a exigência de que os bares, restaurantes e similares manterão em exposição placas indicativas do teor alcóolico das diversas bebidas, bem como dos limites de percentual de álcool na corrente sanguínea admitido pela lei. Mas nada se compara ao que prevê a legalização dos transportes de passageiros por caminhões, ou seja, o velho pau-de-arara.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novas regras para motofretistas passam a valer em fevereiro

Motofretistas precisam se adequar até fevereiro às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre as regras está o uso obrigatório de coletes com faixas refletivas. As motos também vão precisar ser equipadas com faixas, grade de proteção para as pernas, baú pra transportar mercadorias e antena anti-cerol. As mudanças devem custar, ao menos R$ 350. Contudo, há também um curso que todos os motofretistas serão obrigados a fazer.
Obs:Para visualizar e ler as informações, clique na imagem.

Trânsito mata quase 130 pessoas por dia no Brasil, indica pesquisa


Em 2010, cinco pessoas morreram a cada hora nas vias do País
Apesar da queda na quantidade de mortes no trânsito desde 1980, a quantia de pessoas que perdem a vida nas vias do Brasil ainda é elevada. Um levantamento, realizado pelo Instituto Avante Brasil, aponta que morrem cerca de 127 pessoas por dia no trânsito apenas em 2012. Isto equivale a uma morte a cada 11 minutos e 21 segundos.
No período do levantamento da pesquisa, que ocorreu de 1980 a 2010, houve um crescimento de 115% no número de mortes nestas situações. A quantidade a cada 100 mil habitantes representou alta de 33% no período. Entre 1980 e novembro de 2012, foram registradas 1.019.639 mortes no trânsito, aproximadamente. Até o final do ano, este número deve chegar a 1,024 milhão de casos.
Com os dados da pesquisa, é possível perceber que a quantidade de mortos continua praticamente a mesma ao decorrer dos anos. A taxa proporcional, porém, vem caindo constantemente. De 185 mortes no trânsito a cada mil habitantes em 1980, em 2010 este número foi de 66 mortes a cada 100 mil habitantes.
O estudo ainda aponta que em 2050, o número de mortes por dia pode passar dos 127 casos atuais para 577 ocorrências. Neste ano, serão 210 mil mortes registradas no ano nas rodovias, ruas e avenidas do País.
Fonte: R7 Notícias

Lei da cadeirinha reduz as mortes de crianças vítimas do trânsito



Crianças menores de dez anos devem ser transportadas no banco de trás do veículo
As mortes de crianças de até 10 anos de idade que estavam sendo transportadas em automóveis reduziram 23%, após um ano da entrada em vigor da Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como Lei da Cadeirinha. De setembro de 2009 a agosto de 2010, o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde notificou a morte de 296 crianças nessa faixa etária.
Entre setembro de 2010, (quando a lei passou a valer) e agosto de 2011, o número caiu para 227. Se comparado com a média dos cinco anos anteriores à Lei, a queda foi de 15%. Os dados fazem parte da primeira “Avaliação Preliminar do Impacto da Lei da Cadeirinha Sobre os Óbitos de Menores de 10 anos de Idade no Brasil”, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Em seis anos, é a primeira vez que há registro de queda. Os dados divulgados são importantes e confirmam a tendência constatada no dia a dia de que as pessoas aos poucos estão se preocupando mais com a segurança no trânsito e de seus familiares, colaborando com a segurança de seu próximo também.
Para ampliar e ler melhor as informações dos banners acima, clique na imagem.

Fórmula 1 estuda copiar Código de Trânsito Brasileiro


FIA quer mais rigor nas punições aos pilotos  mesmo depois das corridas
A Fórmula 1 quer copiar o Código de Trânsito  Brasileiro e adotar um sistema de pontos aos pilotos infratores, segundo a revista inglesa Autosport. A medida ultrapassaria inclusive os limites da pista e também ficaria de olho no comportamento de cada um no Mundial.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) entende que a medida iria endurecer mais as punições, principalmente, entre os pilotos reincidentes nas barbeiragens. Além disso, uma padronização vem sendo estudada, assim como o comportamento dos pilotos fora das pistas. A entidade não gostou nada dos palavrões de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen no GP de Abu Dabi. O diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, disse que a ideia será apresentada às equipes antes do GP do Brasil e estabelecerá que, quanto mais grave o incidente, maior a pontuação aplicada ao competidor.
Com pontos acumulados, o competidor sofreria as punições que vão até a suspensão por um GP.
Se você acumular 12 pontos, ou qualquer coisa que seja, então vai ser suspenso por uma etapa. Esse é o tipo de questão que estamos discutindo.
Fonte: R7 Notícias

Mortes nas rodovias federais caem 19% no último feriado


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou queda de 19% no número de mortes em acidentes nas rodovias federais durante o feriado da Proclamação da República. Ao todo, foram 110 mortes entre os dias 14 e 18 de novembro, contra 135 no mesmo período do ano passado. Minas Gerais foi o Estado com a maior redução, passando de 23 para 15 mortes, equivalente a queda de 35%.
A Bahia apresentou aumento de 44% no número de mortes, subindo de nove para 13 na comparação. Os acidentes nas rodovias federais caíram 26% no feriado em relação ao mesmo período de 2011. No feriado deste ano, foram 2.310 acidentes, ante 3.124, em igual período do ano passado. O Rio de Janeiro foi o Estado com a maior queda, com 47% menos acidentes (de 315 para 166).
Já a Bahia registrou a menor queda, apenas 3% (de 126 para 122 acidentes). Em relação aos feridos, a redução foi 23% no país, caindo de 1.766, no feriado em 2011, para 1.367, no mesmo período deste ano. Durante a Operação Proclamação da República, a PRF fez 15.757 testes do bafômetro, com 661 autuações e 169 prisões. O principal foco da operação era combater motoristas embriagados ao volante.
Fonte: UOL Notícias

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Câmara rejeita pena mais branda para motociclista que não usa capacete



A Comissão de Viação e Transportes rejeitou na última quarta-feira o projeto de lei do deputado licenciado Dr. Ubiali (PSB-SP) que transforma o ato de dirigir ciclomotor ou motocicleta sem capacete ou vestimenta adequada em infração média.
Com isso, deixaria de ser aplicada a penalidade de suspensão do direito de dirigir, com recolhimento da habilitação. Atualmente, pelo Código de Trânsito Brasileiro essa conduta é considerada infração gravíssima.
Como foi rejeitada em caráter conclusivo na única comissão de análise quanto ao mérito, a proposta será arquivada, caso não haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário.
Segurança
O relator, deputado Lázaro Botelho (PP-TO), discorda do argumento utilizado pelo autor da proposta, segundo o qual dirigir sem equipamentos de segurança não é tão perigoso quanto as demais infrações gravíssimas previstas no código. "Além de obrigação legal, a utilização do capacete deve ser cada vez mais vinculada à própria cultura de segurança dos motociclistas", argumenta Botelho.
Escolares
A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que proíbe o transporte de passageiros não estudantes em ônibus escolares. Qualquer exceção à regra deverá ser prevista em regulamento municipal, diz o texto.
A regra é acrescentada ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que já proíbe o transporte de alunos em número superior à capacidade estabelecida pelo fabricante do veículo. O texto aprovado é o substitutivo do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) ao Projeto de Lei 2915/11, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT).
O relator na comissão alterou o texto para incluir a prática como infração grave e sujeita a multa. Segundo ele, a existência da infração na lei deverá coibir objetivamente a prática indevida que se quer combater. "A prática de se transportar caronas em veículos escolares é condenável porque compromete a eficácia e a segurança do serviço", afirmou Quintão. Ele acredita que a prática poderá virar abusiva se nada for feito.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Semáforos
A Comissão de Viação e Transportes aprovou o projeto o PL do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) que obriga os órgãos executivos de trânsito a sinalizarem os semáforos desligados ou que estiverem temporariamente fora de operação por meio de placa com os dizeres: "semáforo desligado".
De acordo com o texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir as dimensões, o tipo e a distância entre as letras das placas.
O relator na comissão, deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ), disse que a medida é simples, barata e eficaz e ajuda a diminuir acidentes de trânsito com motoristas desavisados. "Não são raros os casos de condutores que, ao verem semáforos recém-implantados, acionam bruscamente o freio", afirmou.

Código do Renavam ganhará dois dígitos a partir de 1º de abril de 2013


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) - número único atribuído a cada veículo emplacado - passará a ter 11 dígitos, a partir 1º de abril de 2013.
Essa alteração está sendo feita em razão da numeração estar próxima do limite máximo. Atualmente, o Renavam é composto por nove dígitos e essa modificação não altera seu módulo de cálculo. Os números antigos terão acrescidos zeros à esquerda e não serão alterados.
Desde março deste ano, a equipe do Denatran está tratando da mudança com os Departamentos Estaduais de Trânsito e demais parceiros, para que a modificação ocorra sem problemas. O início dos testes está marcado para 1º de fevereiro de 2013. O Renavam conta com diversas informações, sobre o chassi, o monobloco, os agregados e as características originais do veículo. Para a expedição do Certificado de Registro de Veículo, por exemplo, o órgão executivo de trânsito consulta o cadastro do Renavam.

sábado, 17 de novembro de 2012

Comissão aprova obrigatoriedade de radar exibir velocidade ao motorista


A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que cria regras mais rígidas para a comprovação de infrações de trânsito por meio de equipamentos eletrônicos.
Segundo o texto aprovado, só serão consideradas as infrações de limite de velocidade quando flagradas por aparelho eletrônico que detecte, registre e também exiba ao condutor, no instante do cometimento da infração, a velocidade com a qual circula o veículo.

Será considerada como “não comprovada” a infração detectada por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual estático, móvel ou portátil, em áreas urbanas.
Também será invalidada a infração registrada por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual instalado em desacordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O texto aprovado pela comissão é o substitutivo do relator, deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ), ao Projeto de Lei 1014/11, do deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF). Originalmente, a proposta apenas desconsiderava as punições aplicadas por equipamentos instalados em desacordo com as normas do Contran.
Sugestões acolhidas Para formular o substitutivo, o relator acolheu sugestões de dois projetos em análise conjunta – os PLs 1864/11, do deputado Otoniel Lima (PRB-SP); e 2936/11, do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).
O primeiro proíbe a comprovação de faltas no trânsito por meio de aparelhos eletrônicos ou equipamentos audiovisuais nos centros urbanos. Já o segundo prevê o reconhecimento de infração por excesso de velocidade somente quando registrada por aparelho eletrônico capaz de detectar, registrar e exibir ao condutor, no momento da ocorrência, a velocidade do veículo.
Na opinião de Alexandre Santos, essas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97) são necessárias para “coibir abusos e interesses escusos e dar à fiscalização do trânsito a transparência necessária”.
Tramitação O projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Agência Câmara