OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DMTRANS se reúne para discutir medidas de segurança no trânsito durante o carnaval

Hoje pela manhã, o novo coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Duarte Mariano dos Santos, esteve reunido com os Agentes de Trânsito do município, com o objetivo de elaborar as medidas de segurança a serem tomadas no decorrer de todo o carnaval, uma vez que neste período o trânsito em nossa cidade deve ter uma maior movimentação em virtude do evento.
Dentre as medidas a serem executadas pelo departamento, ficou destacado que os Agentes irão fazer a escolta dos foliões durante todo o trajeto da concentração em frente a antiga CNEC até a praça de eventos, onde permanecerão atuando no trabalho de interdição e controle do fluxo de veículos nas imediações das vias envolvidas pelo projeto carnavalesco. Todo este trabalho será feito com o apoio de quatro viaturas e quatro motocicletas, onde a exemplo de trabalhos anteriores, será feito todo o acompanhamento por todos os lados do percurso, visando uma maior segurança e assim evitar que aconteça acidentes no decorrer do mesmo.
Vale destacar ainda, que os Agentes do DMTRANS trabalharão em regime de convocação extraordinária de todo o contingente, que no momento são de 10 profissionais, onde os mesmos atuarão em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Samu e seguranças particulares contratados pela Prefeitura, tudo isso visando uma maior atenção e consequentemente maior eficácia no desempenhos das atividades a serem desenvolvidas por estes órgãos.
Participaram da reunião: O coordenador do departamento Duarte Mariano, Agentes do DMTRANS, coordenador da guarda municipal Sr. Antonio Marques e o secretário de cultura do município Bernardo Filho.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Força tarefa volta ao senado pela aprovação da PEC e PRONASCI

Agentes de trânsito de vários estados estarão voltando ao senado nos dias 17 a 21 de março de 2014 para dar andamento nos projetos da categoria, no sentido de aprovar o PRONASCI (bolsa formação) e PEC77 (reconhecimento da categoria na CF).
O SINDATRAN-ALAGOAS através do presidente Evaldo Morais já agendou uma reunião com o presidente do senado federal Renan Calheiros, essa reunião acontecerá no dia 19 de março e a categoria irá pedir apoio para que ele coloque a PEC na ordem do dia para votação do plenário com quebra de interstício.
Os interessados em participar dessa reunião e da semana de trabalho no senado federal poderá entrar em contato com Evaldo Morais ou Vagnelson Ribeiro para sincronização das atividades, igualmente solicitamos que TODOS agentes que não poderão ir ao congresso mais que liguem agendem reuniões com os senadores e peçam apoio.
Fonte: Trânsitoemfoco.com
Obs: Parabéns aos que apesar das dificuldades e falta de apoio, ainda assim preferem continuar sendo agente de trânsito e seguir lutando pela categoria.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agentes de Trânsito terão frente parlamentar na Câmara dos Deputados

Agente de trânsito será mais uma das categorias com frentes parlamentares na Câmara dos Deputados. Os deputados federais Efraim Filho DEM/PB e Raimundo Gomes Mattos PSDB/CE estão encabeçando a criação de uma frente parlamentar na Câmara para atuar na defesa dos agentes municipais de trânsito do Brasil. Mais de 200 parlamentares já aderiram ao ato para fundação dessa frente e o deputado cearense Raimundo Gomes Mattos será o representante oficial. A frente parlamentar é uma associação suprapartidária, ou seja, sem cunho partidário. Cada frente tem a função de debater e de aprimorar a legislação referente a um tema em especifico. A frente parlamentar dos agentes municipais de trânsito representa o fortalecimento das discussões da categoria para buscar o aceleramento da tramitação dos projetos no Congresso Nacional. Há mais de três anos que representantes sindicais e de associações dos agentes de trânsito lutam para aprovarem projetos na Câmara dos Deputados em Brasília. No ano passado conquistaram aprovação da PEC 55/2011 para inclusão no capítulo da constituição federal que trata de segurança pública reconhecendo essa atividade profissional em carreira e também o PL 7410/2010 para incluir a categoria entre os beneficiários da bolsa formação do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania- PRONASCI. Projetos de lei que versa concessão de porte de arma funcional e altera o inciso II do art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT para incluir os agentes de trânsito nas atividades perigosas entre outros que diretamente ou indiretamente está relacionado, ainda, está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Fonte: Sinatran-PB 18/02

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Agente de trânsito poderá receber adicional de periculosidade

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6456/13, do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que inclui a categoria de agentes de trânsito e transportes entre as atividades consideradas periculosas. O projeto altera a CLT, que prevê adicional de periculosidade de 30% sobre o salário para essas atividades.
“Os agentes municipais estão constantemente expostos ao perigo proveniente de acidentes de trânsito, à medida que atuam entre os carros, ou em cruzamentos, ou em estações de passageiros, dentre outros locais perigosos”, justifica Teixeira. “Isso já levou a óbito diversos agentes, por atropelamento e colisões”, complementa.
Segundo o deputado, atualmente a categoria contabiliza a média de 15 mortes por ano – número proporcionalmente superior às vítimas nas Forças Armadas e na Polícia Militar.
Tramitação
De caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Agência Câmara)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Do que valeu reduzir taxas, se a UFR do estado sofreu aumento?

O governo do estado do Piauí anunciou em 2013 um pacote de redução de taxas do Detran-Pi, o que ele não avisou é que após esta redução iria aumentar o valor da UFR, que é a base de cálculo para as taxas a serem cobrados pelo órgão no ano que segue, ou seja, dá com uma mão e tira com a outra.
Veja abaixo a matéria de esclarecimento postada no site do Detran-Pi em relação ao assunto:
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran – PI) esclarece que não houve aumento no valor das taxas cobradas pelo órgão. No entanto, as taxas referentes a serviços oferecidos pelo Detran são contabilizadas por meio de Unidades Fiscal de Referência do Estado do Piauí (UFR – PI). O valor desta unidade é reajustada anualmente pelo Governo Estadual. No dia 26 de Dezembro de 2013, o governador do Estado Wilson Martins decretou o reajuste de 5,77% sobre o valor da UFR-PI vigente em 2013, correspondente a R$ 2,40 (dois reais e quarenta centavos), portanto a UFR- PI vigente em 2014 passa a ser R$ 2,54 (dois reais e cinqüenta e quatro centavos).
O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de Janeiro de 2014. Assim, os valores das taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito foram reajustados em razão ao aumento do valor da Unidade Fiscal de Referência do Estado do Piauí.
Obs: O valor do aumento parece pequeno (2,40 para 2,54), mas quando multiplicado por 52 x 2,54, que é o caso da taxa de   renovação de CNH, aí se vê que a redução não foi tão significativa assim, portanto, um novo aumento disfarçado.

O QUE FAZER DIANTE DE UM ACIDENTE

Por muitas vezes, Agentes do Departamento de Trânsito são procurados para dar orientações em relação o que fazer em caso de um acidente de trânsito.
Diante disto, estamos postando a seguir todos os procedimentos a serem tomados:

Antes de qualquer coisa: Mantenha a calma
Para que os procedimentos necessários sejam tomados da melhor forma possível é importante que o condutor tente se manter tranquilo após a colisão. Segundo a Psicóloga Letícia de Oliveira, Especialista em Comportamento pelo Núcleo Paradigma, não é fácil reagir naturalmente a uma situação como essa, afinal "a pessoa que bateu se sente falha, se culpa e a pessoa que sofreu a colisão, se sente insegura, ameaçada". No entanto, segundo Letícia qualquer postura agressiva deve ser evitada. "Uma conduta ideal consiste em manter a calma e conversar o mais pacificamente possível com o outro condutor. Se você perceber que a pessoa está muito nervosa, pode se oferecer pra ligar para algum familiar dela. Nos sentimos mais seguros quando temos alguém conhecido ao nosso lado" aconselha a psicóloga.

Em casos de estresse alto, além da presença de um familiar também pode ser útil a mediação por parte de uma pessoa mais neutra, de acordo com Luciana Costa Valente, psicóloga com formação em Terapia Cognitiva - Comportamental pelo CPAF-Rio. "A resolução do conflito pode estar impregnada pelo estresse de ambas as partes e é necessário uma terceira pessoa como mediadora muitas vezes. Uma comunicação eficaz nessas horas demanda um estado de mínima serenidade. Vise sempre encontrar a solução e nunca uma acusação desnecessária que só ira piorar ainda mais o quadro", recomenda. Luciana ainda ensina uma importante técnica para manter a tranquilidade em situações como essa que provocam um quadro de estresse. "A dica é procurar respirar de forma profunda e lenta visando encontrar uma diminuição das descargas de adrenalina e cortisol no organismo e manter o pensamento em mínima ordem".
Primeiras Providências
Segundo Laur Diuri, Diretor de Sinistros da Allianz Seguros, a primeira providência a ser tomada é se certificar de que não há feridos. Existindo pessoas feridas, deve-se solicitar a presença do Samu  e da Policia Militar - 9809 4761. " É importante também observar o comportamento do(s) outro(s) condutores. Se for agressivo ou aparentar estar sob efeito de álcool ou drogas, ou ainda se o causador do acidente tiver deixado o local, acione a Polícia, aconselha Laur.

Num segundo momento, se não há feridos, deve-se cuidar para que as pessoas e os veículos envolvidos fiquem em local seguro ou fora de área que possa provocar outros acidentes. Caso os veículos estejam atrapalhando o fluxo da via, seus respectivos condutores podem ser multados. " É importante sinalizar aos outros veículos que há um acidente no local, utilizando o triângulo para sinalização. As pessoas precisam ficar fora das áreas de passagem ou de escape de outros veículos", aponta Diuri.

Segundo o Diretor de Sinistros da Allianz, o terceiro procedimento adequado é obter todos os dados do causador do acidente, bem como do veículo envolvido, (placa, marca e modelo) e se possível identificar testemunhas do acidente. Nesse momento é recomendável tirar fotos dos veículos envolvidos, no intuito de identificar as características e os danos sofridos. Laur Diuri também dá outra dica importante: "Nunca assuma nenhuma responsabilidade se você não tiver certeza que foi o responsável pelo acidente".

Finalmente, é a hora de registrar o "Boletim de Ocorrências". Quem orienta sobre como proceder é o gerente da sucursal da Porto Seguro em Belo Horizonte, Cristiano Maschio.

01- Anotar o local da colisão, nome da rua, Nº, algum ponto de referência, cruzamento com qual rua;

02- Realizar uma descrição simples e detalhada do ocorrido e dos danos nos veículos;

03- Caso haja sintoma de embriaguez por parte do outro envolvido, sinalizar ao policial para que seja providenciado o bafômetro.
Acionando o seguro
Segundo Cristiano Maschio, após identificar o causador do acidente, o correto é ele assumir a culpa e os reparos no veículo. Caso o causador não assuma a responsabilidade, o correto é o outro condutor acionar a sua seguradora para que ela efetue o reparo dos danos.

O sinistro pode ser comunicado pelo "0800" da seguradora ou então por intermédio do Corretor de Seguros. "A Seguradora irá gerar um número e direcionar o veículo à oficina para que seja feito o reparo. Ao mesmo tempo, existindo outros veículos envolvidos e sendo o Segurado responsável pelo acidente, a Seguradora abre um processo para atender aos terceiros. Ambos, Segurado e terceiro, podem escolher uma oficina de sua preferência ou aceitar uma indicação da seguradora", explica Laur Diuri. Dependendo da seguradora, além do guincho também poderá ser disponibilizado ao segurado o retorno ao seu domicilio ou estadia em hotel.

Ao acionar o seguro, o segurado se responsabiliza em pagar o valor da franquia, definido no momento da contratação do seguro. Caso o veículo acidentado seja considerado como Indenização Integral, o Segurado receberá o valor do veículo sem dedução de franquia. " A franquia é cobrada somente nos casos de colisão e alagamento. Nos casos de roubo, furto, incêndio ou "perda total" não há a cobrança de franquia. Tal valor é pago à oficina no momento da retirada do veículo", explica Cristiano Maschio.
Últimos procedimentos
Após levar o veículo para a oficina responsável pelo conserto do mesmo, resta aguardar e acompanhar o processo de reparo. Segundo André Luis Mantovani, Sócio Proprietário da Ação Absoluta Corretora de Seguros, caso haja lentidão ou erro no serviço prestado, o segurado ou terceiro deve procurar o corretor de seguros responsável pela apólice. "Ele é o representante legal do segurado na seguradora e a pessoa devidamente habilitada a resolver todas as questões inerentes aos eventos cobertos pela apólice de seguro. Além do corretor existem os canais disponibilizados pelas seguradoras, como os SACs e as Ouvidorias", aponta. Se após tal contato não houver resultado, Mantovani recomenda o consumidor a procurar a SUSEP, "órgão governamental que regula o mercado de seguros e que irá apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis para que o contrato seja honrado, podendo inclusive multar a seguradora".
Fonte: Yahoo Notícias

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Agora ficou fácil identificar motos e carros roubados

O SINESP (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), disponibiliza em sua página, um aplicativo que identifica a situação de veículos em todo país, basta inserir nos espaços destinados a placa do mesmo e você terá rapidamente a informação se o veículo possui situação legal ou se é roubado.
O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, o Sinesp – Sistema Nacional de Segurança Pública. O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP.
O primeiro módulo do Aplicativo Sinesp Cidadão é o Consulta Veículo que permite a qualquer pessoa consultar, principalmente por meio de dispositivos móveis, em segundos, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado em todo o país. A ferramenta gratuita irá facilitar o trabalho da polícia na recuperação deste veículo. Com a contribuição de todos, as ruas ficarão mais seguras.
Após instalar o Aplicativo Sinesp Cidadão / Consulta Veículo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que você deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho.
Preste atenção também se os dados da placa informada conferem com as características do veículo no sistema. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada de outro veículo. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.
Caso alguma irregularidade seja constatada, você deve acionar a polícia pelo telefone 190 ou Em Cocal para a Companhia de Polícia Militar pelo 9809 4761, Uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia. A ligação será anônima e sua identidade será preservada em qualquer que seja a situação.
Acesse os links abaixo e veja no seu computador ou instale em seu celular o aplicativo:
Computador: https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao
Celular: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android

O PLC 92/2013 PRONASCI já tem relator no Senado

O PL 7410/2010 de autoria do Dep. Daniel Almeida PC do B/BA que concede aos Agentes de Trânsito cursos de capacitação e bolsa remunerativa o PRONASCI. Foi aprovado na câmara e encaminhado ao Senado com o Nº PLC 92/2013 e no dia 29/01 para satisfação e alegria da categoria a matéria foi distribuída para o Senador Armando Monteiro PTB-PE emitir seu parecer.

Segundo o diretor de comunicação do SINDATRAN-Bahia Vagnelson, no mês de Dezembro de 2013 o sindicato enviou dois representantes ao congresso, ele (Wagnelson) mais o senhor Henrique de Ilhéus, onde os mesmos visitaram o gabinete do presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Vital do Rêgo e cada senador que compõem esta comissão, no sentido de pedirem apoio.
 
O trabalho agora é que cada Agente de Trânsito e representante de sindicatos da categoria entre em contato com o senador via telefone (61) 3303-6124 e peça apoio ao projeto e logo após o parecer do relator a matéria será votada na comissão da CCJ, aprovada será submetida à outra votação agora com todos os senadores, sendo necessário para aprovação da matéria que ela obtenha metade dos votos + um a favor. O SINDATRAN já entrou em contato com o gabinete do senador e conversou com a Drª Mariana que é a responsável pelos projetos. Como o Avulso só chegará nas mãos do senador semana que vem, espero que todos liguem ou mandem e-mail para: armando.monteiro@senador.leg.br