OBRIGADO PELA VISITA!

OBRIGADO PELA VISITA!

sábado, 2 de maio de 2015

Maio Amarelo pretende envolver a sociedade para reduzir acidentes

Brasil é o quinto país com maior número de mortes no trânsito ficando atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição no ranking dos países com trânsito mais violento. São, em média, 44 mil vítimas por ano, conforme o Ministério da Saúde. Os acidentes também aparecem como uma das principais causas de morte violenta de jovens entre 19 e 25 anos e está no topo da lista na faixa etária de 10 a 14 anos. 
Clique na imagem para visualizar melhor 
Para chamar a atenção para o problema, durante o mês de maio, poder público e entidades da sociedade civil estarão envolvidas no movimento Maio Amarelo. A iniciativa foi criada no ano passado e já conta com 500 parceiros em 18 países. A intenção do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar o público-alvo em ações e divulgar informações.

Entre as entidades comprometidas com a iniciativa, está o Portal do Trânsito, que durante esse mês produzirá peças de conscientização para disseminação nas redes sociais. “Todas as ações nesse sentido são bem vindas e merecem o apoio de toda a sociedade", avalia Celso Alves Mariano, diretor do Instituto Prevenir, responsável pelo Portal.
Clique na imagem para visualizar melhor 
A chave para a redução da mortalidade, segundo relatório da OMS, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Mariana Czerwonka
Portal do Trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário